ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autor/innen

  • Brenda Winne da Cunha Silva Brito UFPE
  • Leandro Tavares Santos Brito UFPE
  • Eliemerson de Souza Sales UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238687

Abstract

O ensino de Ciências e Biologia é extremamente rico em termos, o que dificulta de certa forma a compreensão dos alunos. Compete ao professor facilitar o processo de ensino e aprendizagem, adotando novas metodologias. O ensino por investigação é uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do próprio conhecimento. Inicia-se com a problematização, a organização e aplicação do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com uma turma do 2º do ano do Ensino Médio do IFPE - campus Recife, com o objetivo de promover a vivência de atividades de caráter investigativo e permitir uma reflexão sobre o potencial desta abordagem para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade viabilizou a percepção das possíveis causas do aumento do número de ataques de tubarão em Recife e sua relação com o desiquilibro ambiental.

Veröffentlicht

2018-10-28