MODELIZAÇÃO NO ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Autor/innen

  • Rebeka Rayane Araújo De Lima UFPE
  • Carlos Augusto Batista De Sena UFPE
  • Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238708

Abstract

A modelização possui um papel significativo para o Ensino de Ciências. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo demonstrar uma maneira eficiente de ensinar o sistema respiratório utilizando massa de modelar. Para isso, a turma foi dividida em grupos, e estes foram instruídos a elaborarem modelos didáticos de massa de modelar, para representar os órgãos/estruturas do sistema respiratório. De modo geral, verificou-se que a atividade desenvolvida favoreceu a ruptura dos conhecimentos prévios ou de senso comum dos alunos, possibilitando-lhes adquirir conhecimentos mais elaborados. Conclui-se, portanto, que o uso de modelização é um elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem, sobretudo para o assunto de sistema respiratório. Visto que, ela é um componente fortemente motivador, tendo sido perceptível nos alunos o desejo de as realizarem e o entusiasmo com que se envolveram.

Veröffentlicht

2018-10-28