“RETRATANDO” A ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.239743Abstract
A presente produção versa sobre um relato de experiência referente à realização do projeto
“Retratando” a Alimentação, que foi desenvolvido na turma 2 (4º e 5º Ano), composta por 25
alunos, no turno vespertino, do PHE (Projeto Habilidades de Estudo), do Centro Educacional Sesc Ler
Piripiri - PI, durante o mês de setembro de 2014. Tal projeto nasceu da problemática em que os
estudantes, em sua grande maioria, demonstravam cultivar maus hábitos alimentares, dando
preferências a alimentos industrializados. Assim, fez-se necessário discutir esse tema em sala de
aula, com o objetivo de promover um estudo mais elaborado sobre os benefícios de uma boa
alimentação e a importância da seleção correta dos alimentos que compõem a dieta alimentar
humana. Para tanto, utilizou-se da inserção dos aparatos tecnológicos, em especial, os fotográficos,
a fim de materializar, de forma interativa, a discussão pretendida, baseando-se, ainda, na Proposta
Pedagógica do PHE (2010), no PCN/ciências (1997), nas colaborações pedagógicas de Moran (2003),
Perrenoud (2000) e Paz (2015). Ao término do projeto, constatou-se uma mudança de postura
alimentar por parte dos discentes, assim como o valor da tecnologia enquanto um forte
instrumento de mediação pedagógica.
Literaturhinweise
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais.
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MORAN, J. M., MASETTO, M., BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. São
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PAZ, Thais Raquel da Silva. Educação das artes visuais: corpo, subjetividades e diferenças na
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<http://coral.ufsm.br/lav/noticias1_arquivos/Artigo%20C.pdf>. Acesso em 07 de abril de 2015.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SESC. Proposta Pedagógica do Projeto Habilidades de Estudo. Rio de Janeiro: 2000.
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