PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA DOCENTE À FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Authors

  • Luís Romário da Silva Santos UFPE
  • Fredson Murilo da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238490

Author Biography

Fredson Murilo da Silva, UFPE

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as concepções de um residente após sua imersão no projeto de extensão Residência Docente em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a cidade de Feira nova. Atualmente sabemos que os estágios supervisionados permitem experimentar, conhecer, observar, questionar e planejar a prática docente, o que nos leva a questionar o que é necessário para ser um bom professor. Durante a graduação o licenciado tem contato com diversas disciplinas que possuem o enfoque teórico e filosófico da educação, contudo é apenas nos estágios supervisionados que o licenciando mantém um contato direto com a sala de aula. Embora havendo um contato direto com a escola, os estágios ainda são realizados de forma superficial onde o licenciando fica pouco tempo no ambiente escolar. Contudo, sabe-se que é apenas com práticas de vivencias que o licenciando de fato tem a oportunidade de conhecer seu futuro ambiente de trabalho. Dessa forma, esse tipo de contato proporcionado pelos estágios supervisionados ainda apresenta lacunas que não contribui para formação inicial. Em contrapartida à Residência Docente em Ensino de Ciências apresenta uma proposta inovadora, onde os alunos de estágio supervisionado são imersos na escola por um período de 80 h.Durante a imersão os residentes podem vivenciar a dinâmica da escola, a gestão, coordenação, biblioteca e as demais áreas, ainda há a possibilidade de estagiar na secretaria de educaçãoda cidade agregando ainda mais valores curriculares e ampliando os horizontes do licenciando. Sendo assim, um dos principais objetivos da residência é a profissionalidade dos residentes colocando em destaque a prática como eixo estruturante no processo de ensino e aprendizagem. O aperfeiçoamento do discente, a condução do conhecimento sobre a prática, a experiência dos sujeitos envolvidos na residência se caracteriza para uma ressignificação das práticas e dos conhecimentos contribuindo com sua formação inicial.

Published

2018-10-28