QUIMICALIZANDO NO DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238494Abstract
A química está presente em todo lugar e não poderia ser diferente na matemática visto que o Ensino de Ciências engloba diferentes vertentes e áreas de estudo, e os correlaciona afim de encontrar soluções de cunho político, social e cultural. Mas, infelizmente, o Ensino de Ciências nos últimos anos de ensino fundamental ainda é muito tradicional e baseado no uso de apontamentos no quadro e resolução de questionários. Esse resumo tem por objetivo apresentar a experiência vivenciada nos 9° anos da Escola Estadual Padre Lebretdurante o estágio supervisionado 1, do curso de licenciatura em química. A comemoração ao dia Internacional da matemática foi feita com apresentações internas no formato de feira de conhecimento, onde, através desse projeto interdisciplinar os alunos conseguiram despertar e aguçar o seu instinto para pesquisa. Inicialmente, a turma recebeu um embasamento teórico sobre misturas, proporção, pH (com o uso do chá de repolho roxo, como indicador), acidez e basicidade. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos de 4 e instruídos a pesquisarem o usodas substâncias que iriam misturare os impactosque elastrazem para sociedade, e com a ajuda do chá do repolho roxorealizaram testespara ver se as substâncias eram ácidas ou básicas. Dentre essas substâncias tínhamos a água, vinagre, limão, detergente, água sanitária, sal de cozinha, açúcar, leite de magnésia, etc. Posteriormente aprenderam como calcular a massa molar do princípio ativo de algumas substâncias ou apenas de sua molécula, como no caso da água, para que pudessem apresentar no dia do evento. Como objetivo principal da turma era mostrar como a matemática está inserida na química, eles apresentaram o cálculo e mostraram qual o pH das substâncias, além de comentarem sobre a utilidade, a forma de armazenagem, e os riscos à saúde que essas substâncias poderiam trazer. Ao final do evento, os relatos da experiência, em sua grande maioria foram de satisfação por terem conseguido apresentar "conteúdos químicos", que até então era desvinculado da matemática na concepção dos alunos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.