METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES EM GRUPO PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Authors

  • Osias Raimundo Da Silva Júnior UFPE
  • Renan Belém Da Silva UFPE
  • Vycttor Mateus De Melo Alves Da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238706

Abstract

As ciências/biologia são áreas do conhecimento onde os alunos apresentam grandes dificuldades. Por isso, as metodologias ativas vêm sendo utilizada como ferramenta de incentivo à aprendizagem. A aplicação de atividades em grupo é fundamental, pois torna real a Zona de Desenvolvimento Proximal onde os alunos podem aprender entre si ao mesmo tempo que o professor auxilia no andamento da atividade proposta. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da aplicação das atividades em grupo nas aulas de ciências. Para a melhor exposição da proposta, foram feitas pesquisas em artigos e revistas do Google acadêmico, junto ao relato de experiência vivenciado durante o estágio supervisionado. O desenvolvimento da atividade realizada na regência do estágio, mostrou a potencialização na atenção, articulação e organização dos alunos, onde os mesmos passaram discutir a temática entre si expondo o caráter fundamental da Zona de Desenvolvimento Proximal. A utilização de atividades em grupo como ferramenta de metodologia ativa, enriquece o ensino de ciências e o processo de ensino-aprendizagem.

Published

2018-10-28