A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238496Résumé
O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada com os alunos das turmas do 9º anos do Ensino Fundamental, da Escola Padre Nicolau Pimentel localizada em Feira Nova, interior de Pernambuco. Essa experiência aconteceu a partir da realização de uma oficina dialogada junto aos estudantes, que traziam seus conhecimentos prévios. No primeiro momento os alunos foram direcionados para a biblioteca da escola e puderam entrar em contato com modelos didáticos que não eram utilizados nas aulas, pois o acervo ficava guardado e poucos estudantes tinham conhecimento sobre o que havia no local. No segundo momento os estudantes foram apresentados a alguns exemplares de serpentes e escorpiões. Observamos que durante esses processos os alunos participaram de forma ativa e mostraram interesse em expressar suas opiniões sobre o tema que estava sendo proposto na oficina, trazendo suas vivências e compartilhando com os colegas as experiências que haviam acontecido fora do chão escolar. Portanto, notamos que os estudantes conseguiram de forma autônoma correlacionar os conhecimentos prévios com os conhecimentos científicos que estavam sendo trabalhados no momento da oficina, adicionalmente observamos que eles trouxeram relações entre os répteis e as aves e mostraram saber as características distintivas entre as classes Insecta e Arachnida. No terceiro momento os alunos foram direcionados a esquematizar os conhecimentos trocados durante os primeiros momentos da oficina. Essas esquematizações poderiam ser feitas a partir de: desenhos, textos, poemas, músicas, mapas conceituais, etc. Destacamos que as opções para a realização dessa atividade precisaram ser amplas para que assim pudéssemos contemplar todos os talentos e necessidades advindas dos estudantes. Nesse sentido, corroboramos com a ideia de que é importante se trabalhar com novas metodologias no processo de ensino e aprendizagem, entendendo que dentro de uma sala de aula existem diversas personalidades e diversos contextos e o professor precisa alcançar uma educação mais inclusiva possível. No quarto momento os alunos foram convidados a mostrar para os colegas da turma os trabalhados que haviam realizado, portanto, destacamos a importância de se trazer o protagonismo para o estudante durante o processo de ensino aprendizagem. Ao final da oficina, os próprios alunos tiveram a iniciativa de propor o desenvolvimento de uma Feira de Ciências dentro da escola. Logo, percebemos a partir dessa experiência, que ser professor é plantar a semente e regar para que ela cresça saudável.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.