IDENTIFICAÇÃO PESSOAL E PERTENCIMENTO ESCOLAR: O QUE HÁ POR TRÁS DA PIOR TURMA DA ESCOLA?
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238704Résumé
O presente artigo visa identificar as características presentes no processo de identificação dos sujeitos que orientam suas práticas pessoais no ambiente escolar buscando entender através disso se há um sentimento de pertencimento a escola por parte dos alunos além de refletir sobre os desafios da docência ao lidar com turmas que apresentam contexto social e familiar fora dos padrões ideias. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, através de revisão bibliográfica, questionário, entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa apontaram que esses estudantes usam de relações coletivas para se definirem e criar suas identidades além disso atribuem a escola o papel de ponto de encontro com os amigos, dificultando nesse sentido, o desempenho da atividade pedagógica, segundo relato dos próprios professores. Por isso, destaco o desafio desses docentes em trabalhar mediante esse contexto.Téléchargements
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