EMPATIA NO ENSINO DE FÍSICA: POR QUE ELA É SIGNIFICATIVA?
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238497Résumé
É interessante tentar imaginar o porquê de se ter empatia para o ensino de física. De acordo com o dicionário Michaelis empatia significa habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa; mas como isso pode nos ajudar? O que é que isso tem a ver com ensino de física? O presente resumo tem o objetivo de fornecer essas respostas e abrir o entendimento para essa ideia. As respostas são simples e podem ser dadas através da exposição de um fato observado em aulas de Física do 1º ano do ensino médio. A observação foi feita em uma escola pública estadual localizada em Olinda - PE, de referência para o estado. Os professores foram identificados pelos códigos A e B. Ao ministrar sua aula o professor A não demonstrava interesse no aprendizado dos estudantes, ignorava a organização deles em sala e atentava, com um olhar insatisfeito, apenas para os alunos da primeira fileira, fazendo muitas vezes perguntas retóricas, sem sentido e de complementaridade, que não levam o estudante a pensar, como “Vocês entenderam?”; “Isto é um movimento uni...?” “forme” os alunos respondiam (CARVALHO, 2017, p.23). Alguns dias depois, na mesma turma, aula foi ministrada pelo professor B, porém de maneira perceptível, havia uma motivação no professor para fazer com que todos os estudantes conseguissem chegar ao entendimento do assunto e um dos principais pilares usado para planejar a aula foi a empatia. Durante o processo de observação, o professor buscou compreender o contexto dos alunos (CRUZ, 2010, p.147), a partir desse aspecto pensou na aula elaborando estratégias didáticas que melhor possibilitassem o aprendizado dos alunos; como descrito por Salinas, Pérez e Benito (2008, p.26). De maneira clara a aula foi mais produtiva, agradável e enriquecedora tanto para o professor quanto para os alunos; e o que alavancou isso foi o fato do professor B ter se colocado no lugar dos alunos e se sensibilizado com o aprendizado deles (BACICH; MARON, 2018). Dessa forma notamos, de maneira evidente, como a empatia é um pilar necessário para a construção do conhecimento em sala de aula.Téléchargements
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