O SISTEMA AGROFLORESTAL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: REVALORIZANDO A DOCÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238718Résumé
Em tempos de era digital, internet e mil formas de acesso à informação, a educação passa por um dilema que já é velho conhecido de nós, professores: Se reinventar. Inovações são necessidade, e o profissional da educação se vê no lugar de procurar novas formas de atingir o aprendizado, de otimizá-lo. Novas metodologias são propostas, onde o verbo “ensinar” renova-se. O presente artigo tem o objetivo de explanar sobre o uso de um sistema agroflorestal, modelo como metodologia ativa no ensino de ciências. Neste modelo, o aluno é confrontado em tempo real aos conceitos que estão nos livros e na sala de aula. O aluno é o principal agente do seu desenvolvimento cognitivo, e nessa perspectiva, essa metodologia se mostra promissora e inovadora. Discussões mundiais ponderam sobre as tendências para o ensino e, esta metodologia, se mostra também bastante contemplativa a estas tendências, reafirmando seu papel em “reinventar o ensinar”.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.