PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2018.238691Abstract
As tecnologias de informação e comunicação apresentam importante papel no processo de aprendizagem quando empregadas como ferramenta pedagógica, na produção de audiovisuais, por exemplo. A construção desses projetos permite aos alunos estimular a imaginação e criatividade, recriar situações ou contextualizar conteúdo. Diante disso, o trabalho objetiva-se em analisar como o uso e produção de projetos audiovisuais contribui na aprendizagem de conteúdos de Biologia e Química em uma Escola de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. O projeto desenvolvido ao longo dos últimos três anos, nas turmas do terceiro ano médio, suscitaram dezesseis projetos, além de quatro em construção, abordando diversas temáticas. São notórios o estimulo ao protagonismo e criatividade dos alunos, em cada uma das etapas dos projetos, além de suas aprendizagens. Por estas razões, outras possibilidades investigativas, e avanço em pesquisas que aprofunde análises e propostas educativas centradas nessa abordagem em Ensino de Ciências é de grande importância.Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.