AS ALTERAÇÕES NA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA PELA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA E SEUS REFLEXOS NOS RAMOS DO DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-2307.2021.241618Palabras clave:
Desconsideração da personalidade jurídica, Lei da Liberdade Econômica, Teoria maior e menor da desconsideração da personalidade jurídica, Incidente de desconsideração da personalidade jurídicaResumen
A personalidade jurídica configura um ente autônomo, com direitos/obrigações distintas da pessoa de seus constituintes. Contudo, esse instituto pode ser utilizado para fins ilícitos. Assim, existindo abuso da personalidade jurídica, desconsidera-se a autonomia patrimonial no caso em concreto para se estender as obrigações aos integrantes da empresa. Em meio a isto, surge a Medida Provisória nº 881/19, modificando os aspectos da desconsideração da personalidade jurídica presentes no artigo 50 do Código Civil. Devido à urgência dessa medida pelo alto desemprego no Brasil, imperioso a análise jurídica dos seus efeitos. Assim, os estudos focaram nas peculiaridades da desconsideração da personalidade jurídica, passando-se para os efeitos do novo artigo 50 nos diversos campos jurídicos. Com uma análise doutrinária, legal e jurisprudencial, constatou-se que a MP nº 881/19 modificou a teoria maior da desconsideração, aplicando-se diretamente nas relações comerciais e tributárias. Todavia, devido à hipossuficiência presente nas legislações trabalhista e consumerista, concluiu-se que a desconsideração nesses campos permanece conforme a teoria menor. Ademais, mesmo em se aplicando as modificações, aconselha-se que a jurisprudência apresente situações excepcionais de condutas que presumam o dolo, bem como se inverta o ônus probatório para o empresário em se preenchendo os requisitos do art. 373 do CPC.
Citas
ASSIS, Nicole Vieira de. As teorias e os pressupostos de aplicação da desconsideração da personalidade jurídica no direito brasileiro. Âmbito Jurídico. 2008.
BODART, Bruno et al. MP 881 e a desconsideração da personalidade jurídica no Código Civil. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/pensando-direito/mp-881-e-a-desconsideracao-da-personalidade-juridica-no-codigo-civil-23052019#sdfootnote25sym .
COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. São Paulo: Saraiva, v. 2, 1999.
___________________. Curso de direito comercial, volume 2. 8ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005.
COMPARATO, Fábio Konder. Direitos e deveres fundamentais em matéria de propriedade. A questão agrária e a justiça. Juvelino José Strozake (org.). São Paulo: RT, 2000.
CORRÊA, Lamartine. A dupla crise da pessoa jurídica. Saraiva. São Paulo. 1979.
DIDIER JR. Fredie. Aspectos processuais da desconsideração da personalidade jurídica. São Paulo: Saraiva, 2004.
FONSECA, Suiane de Castro. Teoria da desconsideração da personalidade jurídica. Monografia apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. RT, v.410.
LEITE, Marcelo Lauar. Autossabotagem na MP da “liberdade econômica”. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI302115,71043-Autossabotagem+na+MP+da+liberdade+economica .
STOLZE, Pablo. A Medida Provisória da Liberdade Econômica e a desconsideração da personalidade jurídica (art. 50, CC). Disponível em: https://jus.com.br/artigos/73648/a-medida-provisoria-da-liberdade-economica-e-a-desconsideracao-da-personalidade-juridica-art-50-cc .
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con la Revista Académica de la Facultad de Derecho del Recife ("RAFDR"), aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la RAFDR el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a la Licencia de reconocimiento de Creative Commons que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación esta revista.
- Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) sólo después de publicado en la RAFDR, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto).