Avaliação e responsabilização: usos e apropriações no sistema municipal de ensino de Mossoró-RN (2010-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.238055

Palavras-chave:

avaliação; responsabilização; sistema municipal de ensino

Resumo

A política de responsabilidade educacional (PRE) do município de Mossoró-RN incorporou em sua concepção pressupostos da nova gestão pública, tendo como pilares a prestação de contas, avaliação e responsabilização. Neste artigo, objetiva-se analisar usos e apropriações destes dois últimos. Com base na pesquisa qualitativa e análise documental foi realizado um estudo de caso do sistema municipal de educação, além de uma entrevista semiestruturada com um representante da sociedade civil que participou da concepção da nova política educacional. Os resultados revelam que a avaliação é utilizada em processos de premiações material e simbólica, dados que fortalece a responsabilização pela competição administrada e pelo controle de resultados. Conclui-se que esta competição obstrui a livre iniciativa das escolas na concepção de suas próprias políticas, com tarefas burocráticas.

Biografia do Autor

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto IV, da UERN, onde é docente na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade.

Ciclene Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Brasil

Professora Adjunta IV, do Departamento de Educação da UERN. Realiza estudos e pesquisas sobre políticas e gestão da educação.

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Publicado

2022-11-21

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Artigos