Avaliação e responsabilização: usos e apropriações no sistema municipal de ensino de Mossoró-RN (2010-2015)
DOI :
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.238055Mots-clés :
avaliação; responsabilização; sistema municipal de ensinoRésumé
A política de responsabilidade educacional (PRE) do município de Mossoró-RN incorporou em sua concepção pressupostos da nova gestão pública, tendo como pilares a prestação de contas, avaliação e responsabilização. Neste artigo, objetiva-se analisar usos e apropriações destes dois últimos. Com base na pesquisa qualitativa e análise documental foi realizado um estudo de caso do sistema municipal de educação, além de uma entrevista semiestruturada com um representante da sociedade civil que participou da concepção da nova política educacional. Os resultados revelam que a avaliação é utilizada em processos de premiações material e simbólica, dados que fortalece a responsabilização pela competição administrada e pelo controle de resultados. Conclui-se que esta competição obstrui a livre iniciativa das escolas na concepção de suas próprias políticas, com tarefas burocráticas.
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