PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) NA AMAZONIA

Caio Túlio Pompeu Borges, Jerry Williamis Lima Alves

Resumo


A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção que os egressos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado na Amazônia possuem sobre a importância do estágio para as suas formações. A pesquisa utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Os resultados apontaram que o estágio foi uma ferramenta importante para o desenvolvimento das competências profissionais dos egressos e para que os mesmos conheçam os desafios, e ainda, a dinamicidade do mundo do trabalho. Além de contribuiu para o conhecimento das principais dificuldades e deficiências institucionais que devem ser corrigidas.

 

Abstract

The aim of the research was to identify the perception that the graduates of a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IF) located in the Amazon have on the importance of the stage for their formations. The research used semi-structured interviews and structured questionnaires for data collection. The results showed that the internship was an important tool for the development of the professional skills of the graduates and that they are aware of the challenges and the dynamism of the world of work. Besides contributing to the knowledge of the main difficulties and institutional deficiencies that must be corrected.


Keywords

Stage; Professional skills; Student training

 


Palavras-chave


Estágio; Competências profissionais; Formação discente

Texto completo:

PDF

Referências


BIM, M.R. A importância do estágio no processo de formação do pedagogo empresarial. Disponível em:http://tcconline.utp.br/media/tcc/2016/04/A-IMPORTANCIA-DO-ESTAGIO-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO.pdf. Acesso em: 16 maio 2018, 16:24:40.

BRANDÂO, H. P. Aprendizagem, Contexto, Competência e Desempenho: um Estudo Multinível. 345f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Resolução n° 398-2017. Estabelece a política institucional e atualiza as diretrizes e os procedimentos para organização e realização de estágio para alunos de educação profissional, científica e tecnológica. Disponível em https://proex.ifpa.edu.br/documentos-extensao/resolucao-extensao/1536-resolucao-n-398-2017-consup-ifpa-estabelece-a-politica-institucional-e-atualiza-as-diretrizes-e-os-procedimentos-para-organizacao-e-realizacao-de-estagio-para-alunos-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica/file. Acesso: 19 jun. de 2018

SCALABRIN, I.C. & MOLINARI, A.M.C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Disponível em:http://tcconline.utp.br/media/tcc/2016/04/A-IMPORTANCIA-DA-PRATICA-DO-ESTAGIO-SUPERVIONADO-NAS-LICENCIATURAS.pdf. Acesso em: 14 maio 2018, 11:13:15.

SILVA, A.G.F. O estágio como espaço de formação profissional. Disponível em: https://pinba.files.wordpress.com/2014/08/o-estc3a1gio-como-espac3a7o-de-formac3a7c3a3o-profissional.pdf. Acesso em: 16 maio 2018, 14:22:02.

SILVEIRA, Isaura Regina Fagundes. O processo de acompanhamento na avaliação de desempenho por competências no Banco do Brasil. Ano 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14023/000649613.pdf?sequence=1. Acesso em: 16 maio 2018, 17: 27:40.

ZANELLA, L. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Brasília: CAPES, 2009.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS: