Perspectiva dos egressos de cursos técnicos sobre a importância do estágio no processo de formação em um campus do Instituto Federal (IF) na amazônia

Autores

  • Caio Túlio Pompeu Borges Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Jerry Williamis Lima Alves Instituto Federal do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242654

Palavras-chave:

estágio; competências profissionais; formação discente

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção que os egressos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado na Amazônia possuem sobre a importância do estágio para as suas formações. A pesquisa utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Os resultados apontaram que o estágio foi uma ferramenta importante para o desenvolvimento das competências profissionais dos egressos e para que os mesmos conheçam os desafios, e ainda, a dinamicidade do mundo do trabalho. Além de contribuiu para o conhecimento das principais dificuldades e deficiências institucionais que devem ser corrigidas.

Biografia do Autor

Caio Túlio Pompeu Borges, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Professor EBTT do Instituto Federal do Pará (IFPA). Mestrando em Gestão Pública (NAEA/UFPA) e especialista estratégia de negócios e inovação empresarial e em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2018).

Jerry Williamis Lima Alves, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Professor EBTT no Instituto Federal do Pará (IFPA). Mestre em Métodos Elétricos e Eletromagnéticos em Geofísica e possui licenciatura pleno em Física e com experiências ligadas ao Ensino de Física, Radiologia médica e industrial, Geofísica de Campo e Programação Computacional.

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Publicado

2019-09-10