Perspectiva dos egressos de cursos técnicos sobre a importância do estágio no processo de formação em um campus do Instituto Federal (IF) na amazônia

Autori

  • Caio Túlio Pompeu Borges Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Jerry Williamis Lima Alves Instituto Federal do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242654

Parole chiave:

estágio; competências profissionais; formação discente

Abstract

A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção que os egressos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) localizado na Amazônia possuem sobre a importância do estágio para as suas formações. A pesquisa utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e de questionários estruturados para coleta de dados. Os resultados apontaram que o estágio foi uma ferramenta importante para o desenvolvimento das competências profissionais dos egressos e para que os mesmos conheçam os desafios, e ainda, a dinamicidade do mundo do trabalho. Além de contribuiu para o conhecimento das principais dificuldades e deficiências institucionais que devem ser corrigidas.

Biografie autore

Caio Túlio Pompeu Borges, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Professor EBTT do Instituto Federal do Pará (IFPA). Mestrando em Gestão Pública (NAEA/UFPA) e especialista estratégia de negócios e inovação empresarial e em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2018).

Jerry Williamis Lima Alves, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Professor EBTT no Instituto Federal do Pará (IFPA). Mestre em Métodos Elétricos e Eletromagnéticos em Geofísica e possui licenciatura pleno em Física e com experiências ligadas ao Ensino de Física, Radiologia médica e industrial, Geofísica de Campo e Programação Computacional.

Riferimenti bibliografici

BIM, M.R. A importância do estágio no processo de formação do pedagogo empresarial. Disponível em:http://tcconline.utp.br/media/tcc/2016/04/A-IMPORTANCIA-DO-ESTAGIO-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO.pdf. Acesso em: 16 maio 2018, 16:24:40.

BRANDÂO, H. P. Aprendizagem, Contexto, Competência e Desempenho: um Estudo Multinível. 345f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Resolução n° 398-2017. Estabelece a política institucional e atualiza as diretrizes e os procedimentos para organização e realização de estágio para alunos de educação profissional, científica e tecnológica. Disponível em https://proex.ifpa.edu.br/documentos-extensao/resolucao-extensao/1536-resolucao-n-398-2017-consup-ifpa-estabelece-a-politica-institucional-e-atualiza-as-diretrizes-e-os-procedimentos-para-organizacao-e-realizacao-de-estagio-para-alunos-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica/file. Acesso: 19 jun. de 2018

SCALABRIN, I.C. & MOLINARI, A.M.C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Disponível em:http://tcconline.utp.br/media/tcc/2016/04/A-IMPORTANCIA-DA-PRATICA-DO-ESTAGIO-SUPERVIONADO-NAS-LICENCIATURAS.pdf. Acesso em: 14 maio 2018, 11:13:15.

SILVA, A.G.F. O estágio como espaço de formação profissional. Disponível em: https://pinba.files.wordpress.com/2014/08/o-estc3a1gio-como-espac3a7o-de-formac3a7c3a3o-profissional.pdf. Acesso em: 16 maio 2018, 14:22:02.

SILVEIRA, Isaura Regina Fagundes. O processo de acompanhamento na avaliação de desempenho por competências no Banco do Brasil. Ano 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14023/000649613.pdf?sequence=1. Acesso em: 16 maio 2018, 17: 27:40.

ZANELLA, L. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Brasília: CAPES, 2009.

Pubblicato

2019-09-10