Evaluation of technical course examinations on the importance of the stage in the training process in a campus of federal institute (IF) in the Amazon
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242654Keywords:
stage; professional skills; student trainingAbstract
The aim of the research was to identify the perception that the graduates of a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IF) located in the Amazon have on the importance of the stage for their formations. The research used semi-structured interviews and structured questionnaires for data collection. The results showed that the internship was an important tool for the development of the professional skills of the graduates and that they are aware of the challenges and the dynamism of the world of work. Besides contributing to the knowledge of the main difficulties and institutional deficiencies that must be corrected.
References
BIM, M.R. A importância do estágio no processo de formação do pedagogo empresarial. Disponível em:http://tcconline.utp.br/media/tcc/2016/04/A-IMPORTANCIA-DO-ESTAGIO-NO-PROCESSO-DE-FORMACAO.pdf. Acesso em: 16 maio 2018, 16:24:40.
BRANDÂO, H. P. Aprendizagem, Contexto, Competência e Desempenho: um Estudo Multinível. 345f. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Resolução n° 398-2017. Estabelece a política institucional e atualiza as diretrizes e os procedimentos para organização e realização de estágio para alunos de educação profissional, científica e tecnológica. Disponível em https://proex.ifpa.edu.br/documentos-extensao/resolucao-extensao/1536-resolucao-n-398-2017-consup-ifpa-estabelece-a-politica-institucional-e-atualiza-as-diretrizes-e-os-procedimentos-para-organizacao-e-realizacao-de-estagio-para-alunos-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica/file. Acesso: 19 jun. de 2018
SCALABRIN, I.C. & MOLINARI, A.M.C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Disponível em:http://tcconline.utp.br/media/tcc/2016/04/A-IMPORTANCIA-DA-PRATICA-DO-ESTAGIO-SUPERVIONADO-NAS-LICENCIATURAS.pdf. Acesso em: 14 maio 2018, 11:13:15.
SILVA, A.G.F. O estágio como espaço de formação profissional. Disponível em: https://pinba.files.wordpress.com/2014/08/o-estc3a1gio-como-espac3a7o-de-formac3a7c3a3o-profissional.pdf. Acesso em: 16 maio 2018, 14:22:02.
SILVEIRA, Isaura Regina Fagundes. O processo de acompanhamento na avaliação de desempenho por competências no Banco do Brasil. Ano 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14023/000649613.pdf?sequence=1. Acesso em: 16 maio 2018, 17: 27:40.
ZANELLA, L. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Brasília: CAPES, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Administração Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).