PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ACERCA DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL

Maria da Conceição dos Reis, Mayra Barbosa dos Santos Rocha, Rebeca Fernanda Felix Cavalcanti de Almeida

Resumo


O texto analisa as práticas pedagógicas de professoras da Educação de Jovens e Adultos acerca da temática étnico-racial. A base da fundamentação teórica está referendada em Freire (2002), Souza (2000) e Munanga (1994). Como instrumentos de coleta de dados foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas, interpretados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas na EJA sobre a temática étnico-racial precisam ser constantes para que consigam redimir as dificuldades e a intolerância religiosa, que perpetua estigmas e preconceitos a despeito do povo negro e contribuir com inserção desse povo na sociedade brasileira


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Educação das Relações Étnico-Raciais; Prática Pedagógica Docente

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Traduzido por Augusto Luís Antero Reto. Pinheiros –São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Características da investigação qualitativa. In:____.Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora. Porto. 1994.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394/1996, para incluir nocurrículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.

BRASIL. MEC/Ação Educativa. Breve histórico da EJA no Brasil. Brasília. 2002.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar: Curitiba, n. 24, p.213-224. 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. RJ: Paz e Terra, 1999. p.97.

_____ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25ºed. SãoPaulo: Paz e Terra, 2002.p.12-53.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas.6 ª edição.2006. p.41.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

HADDAD, Sérgio e DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo. n.14. mai/ago. 2000. p.114-120.

MUNANGA, Kabengele. Identidade, cidadania e democracia: algumas reflexões sobre os discursos anti-racistas no Brasil. In: SPINK, Mary Jane Paris (Org.) A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994, p. 177-187.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS: