Práticas pedagógicas de professores da educação de jovens e adultos acerca da temática étnico-racial

Auteurs-es

  • Mayra Barbosa dos Santos Rocha UFPE
  • Rebeca Fernanda Felix Cavalcanti de Almeida UFPE
  • Maria da Conceição dos Reis UFPE

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.246141

Mots-clés :

educação de jovens e adultos; educação das relações étnico-raciais; prática pedagógica docente.

Résumé

O texto analisa as práticas pedagógicas de professoras da Educação de Jovens e Adultos acerca da temática étnico-racial. A base da fundamentação teórica está referendada em Freire (2002), Souza (2000) e Munanga (1994). Como instrumentos de coleta de dados foram realizados questionários e entrevistas semiestruturadas, interpretados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas na EJA sobre a temática étnico-racial precisam ser constantes para que consigam redimir as dificuldades e a intolerância religiosa, que perpetua estigmas e preconceitos a despeito do povo negro e contribuir com inserção desse povo na sociedade brasileira

Bibliographies de l'auteur-e

Mayra Barbosa dos Santos Rocha, UFPE

Graduada em Pedagogia pela UFPE. Pós-graduanda em Alfabetização e Letramento. Membro do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER) da UFPE.

Rebeca Fernanda Felix Cavalcanti de Almeida, UFPE

Graduada em Pedagogia pela UFPE. Pós-graduanda em Alfabetização e Letramento.

Maria da Conceição dos Reis, UFPE

Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da UFPE. Doutora em Educação. Líder do LABERER/UFPE

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Publié-e

2020-07-24