The external literacy assessment outside school
an analysis of articles produced between 2000 and 2021
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263536Keywords:
external assessment, literacy, literature reviewAbstract
This paper presents a bibliographic study with a literature review on external literacy assessment outside school between the years 2000 and 2021. The aim was to establish a dialogue between the identified works and to systematize the knowledge produced in the area during this recent period. This survey was conducted on the CAPES Journal Portal and resulted in 27 works on the topic. The research demonstrates that it is from 2005 onwards that literature in the area gains momentum, with the first external literacy assessments being conducted within the scope of the Basic Education Assessment System – Saeb. Among the most focused literacy assessments in the articles, the National Literacy Assessment, ANA, stands out with a total of 8 articles. The absence of articles dedicated to external literacy assessment in Youth and Adult Education – EJA was noted.
References
Angeli, Raquel; Fontana, Maria Iolanda. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e as Repercussões Político-Pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR. Olhar de professor. v. 23, 2020: Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15599. 209209225654.0529
Barros, Manoel Joaquim; Lyrio, Luzinete; Menezes, Ana Maria. Compreensão do Hiato na Avaliação Nacional da Alfabetização em Municípios. Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos - Baru. v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18224/baru. v5i2.7866
Borges, Edna & SÁ, Virgínio. As Consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho docente. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 2015, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285544130
Carvalho, Débora et al, Repercussão de resultados da avaliação externa na prática pedagógica mediante percepção docente. Repositório Institucional, Universidade Federal do Ceará, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24690
Carvalho, Gisele; Macedo, Maria do Socorro. Avaliação oficial: o que dizem os professores sobre o impacto na prática docente. Educação e Pesquisa, 37, n. 3, p. 549–564, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300007
Côco, Dilza; Gontijo, Cláudia. Avaliação externa nas classes de alfabetização no Espírito Santo. Pro-posições, 28, p. 63–87, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0011
Cruz, Magna; Taveira, Andreza; Souza, Sara. Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana): Contribuições deste Instrumento na Percepção de Gestores e Professores. Revista Meta: Avaliação, v. 8, n. 23, p. 183 - 215, aug. 2016. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/ index.php/metaavaliacao/article /view/1018
Dickel, Adriana. A avaliação nacional da alfabetização no contexto do sistema de avaliação da educação básica e do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: responsabilização e controle. Cadernos Cedes. Campinas, v. 36. n. 99, p. 193-206, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n99/1678-7110-ccedes-36-99-00193.pdf
Esteban, Maria Tereza.; Wolf, Célia. Um olhar para a alfabetização a partir dos exames nacionais. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, n. 10, p. 160-164, nov. 2015. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe. 2015.0.10.1300
Ferreira, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000 300013
Filgueiras, Karina. Proalfa (MG): Avaliação da alfabetização, em larga escala, no Brasil. Acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, 7, n. 13, 2013, p. 38-64. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p38-64
Freitag, Raquel; Almeida, Ayane; Rosário, Mônica. Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 237, p. 390–416, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dW6xSbk6RCgrMXMR7PqfPWd/
Gontijo, Cláudia; Silva, Dulcinéia. Ações adotadas no Espírito Santo para vencer a repetência nas classes de alfabetização (1960-1970). Revista Brasileira De Educação, 24, 2019, e240042. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240042
Kawasoko, Simone. Provinha Brasil: avanços e limitações. Revista Eventos Pedagógicos, 2014, v. 5, n. 2, p. 301–310. Disponível em: https://periodicos.unemat.br /index.php/ reps/article/view/9543
Lima, Alessio, Pequeno, Maria; Melo, Maria. Avaliação da alfabetização no Ceará: principais resultados da primeira edição do Spaece-Alfa. Estudos Em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, p. 465–482, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae 194120082071
Mareco, Maria Joana; Silva, Walter. A avaliação nacional da alfabetização (Ana) como política de avaliação para o ensino fundamental. Foro de Educación, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 285-302, jun. 2021. ISSN 1698-7802. Disponível em: https://www.forodeeducacion. com/ojs/index.php/fde/article/view/776
Mareco, Maria Joana; Silva, Walter (2020). Implementação das formações do PNAIC com professores da rede estadual de Campo Grande e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização. Educação, 45 (1), e22/ p.1-19. Disponível em: https://doi.org/ 10.5902/1984644440710
Morais, Artur. Políticas de avaliação da alfabetização: discutindo a Provinha Brasil. Revista Brasileira de Educação, 17 (Rev. Bras. Educ., 2012 17 (51), 2012, p. 551–572. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300004
Oliveira, João Batista. Avaliação em alfabetização. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 13, n .48, 2004, p. 375–382. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ S0104-40362005000300007
Rauen, Fábio. Avaliação da habilidade de inferência em leitura: estudo de caso com uma questão da provinha Brasil. Linguagem Em (dis)curso, 11(Ling. (dis)curso, 2011, 11(2)), 217–240. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1518-76322011000200002
Rezende, Wagner. Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017. Educar Em Revista, n. 37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.79277
Rocha, Gladys; Martins, Raquel. Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações. Est. Aval. Educacional., São Paulo, v. 23, n. 51, p. 82-100, abr. 2012. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1949
Rocha, Gladys; Martins, Raquel. A apropriação de habilidades de leitura e escrita na alfabetização: estudo exploratório de dados de uma avaliação externa. 2014. Ensaio avaliação e políticas públicas em educação. v. 22, n. 85, dez. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000400006
Rocha, Gladys.; Martins, Raquel; Miranda, Vanessa. Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil. Em aberto, Brasília, v. 33, p. 69-81, maio/ago. 2020. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4318.
Romanowski, Joana; Ens, Romilda. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set.-dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf
Santos, Uillians; Sabiá, Cláudia. Percurso histórico do Saresp e as implicações para o trabalho pedagógico em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 354-385, maio-ago., 2015. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/ index.php/eae/article/view/3006/3066
Silva, Olívia; Ribeiro, Ana Paula. Avaliação da Leitura de Crianças em Processo de Alfabetização v. 15, n. 33, 2020. Revista Contemporânea de Educação. Disponível em: https://doi.org/10.20500/v15i33.33932
Souza, Luzmara Gonçalves de. Avaliação Externa no Contexto da Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos: o estudo sobre o PROAJA/PI. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado, 2023.
Teixeira, Mariana, Limberger, Bernardo; Buchweitz, Augusto. O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura e escrita. Estudos Linguísticos, São Paulo, 45(2), 2016, p. 595–610. Disponível em: https://doi.org/10.21165/ el.v45i2.982
Vosgerau, Dilmeire; Romanowski, Joana. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14 (41), 2014, p. 165-189. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).