A avaliação da alfabetização externa à escola
um olhar sobre artigos produzidos entre 2000 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263536Palavras-chave:
avaliação externa, alfabetização, revisão da literaturaResumo
Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico com uma revisão da literatura sobre avaliação externa à escola em alfabetização, entre os anos 2000 e 2021. Visou-se realizar uma interlocução entre os trabalhos encontrados e sistematizar os conhecimentos produzidos na área, nesse período recente. O referido levantamento foi feito no Portal de Periódicos Capes e resultou em 27 trabalhos sobre o tema. A pesquisa demonstra que é a partir de 2005 que ganha corpo a literatura na área, com a realização das primeiras avaliações externas à escola no âmbito da alfabetização, no modelo do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb. Dentre as avaliações da alfabetização mais focalizadas nos artigos, destaca-se a Avaliação Nacional da Alfabetização, a ANA, com um total de 8 artigos. Notou-se a ausência de artigos dedicados à avaliação da alfabetização externa na Educação de Jovens e Adultos – EJA.
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