Sistemas estaduais de avaliação
revisitando contornos e evidenciando tendências
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263642Parole chiave:
sistemas de avaliação, escola pública, tendênciasAbstract
O artigo revisita estudo desenvolvido em 2014 para atualizar dados e informações sobre os Sistemas Estaduais de Avaliação em curso na federação. Tem o propósito de ressaltar os contornos das avaliações estaduais indicando possíveis tendências. Trata-se de pesquisa documental a partir dos sites das Secretarias Estaduais de Educação e contribuições de pesquisas anteriores sobre a mesma temática. Conclui que há uma ampliação de estados que adotam seus próprios sistemas de avaliação de 19 para 24 atualmente; há uma tendência de ampliação quantitativa de avaliações diagnósticas e intermediárias que não são elaboradas pelos docentes, mas de forma externa; há pouca diferença na condução dos sistemas estaduais de avaliação daquela preconizada pelo governo federal em relação ao Saeb; há pouca transparência nas informações públicas sobre como os estados têm formulado e aplicado as avaliações.
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