Sistemas estaduais de avaliação

revisitando contornos e evidenciando tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263642

Palavras-chave:

sistemas de avaliação, escola pública, tendências

Resumo

O artigo revisita estudo desenvolvido em 2014 para atualizar dados e informações sobre os Sistemas Estaduais de Avaliação em curso na federação. Tem o propósito de ressaltar os contornos das avaliações estaduais indicando possíveis tendências. Trata-se de pesquisa documental a partir dos sites das Secretarias Estaduais de Educação e contribuições de pesquisas anteriores sobre a mesma temática. Conclui que há uma ampliação de estados que adotam seus próprios sistemas de avaliação de 19 para 24 atualmente; há uma tendência de ampliação quantitativa de avaliações diagnósticas e intermediárias que não são elaboradas pelos docentes, mas de forma externa; há pouca diferença na condução dos sistemas estaduais de avaliação daquela preconizada pelo governo federal em relação ao Saeb; há pouca transparência nas informações públicas sobre como os estados têm formulado e aplicado as avaliações.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Arcas, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal de Lavras (UFLA), Professor Adjunto, Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino, Doutor em Educação, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Gestão Educacional (GEPPAGE), Lavras (MG), Brasil, paulo.arcas@ufla.br

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Publicado

2024-11-14

Edição

Seção

DOSSIÊ: Avaliação educacional e suas implicações políticas e pedagógicas para a Educação Básica