As representações sociais como referência metodológica para as pesquisas qualitativas em educação no quadriênio 2014-2018
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242390Palabras clave:
representações sociais; pesquisa bibliográfica; educaçãoResumen
Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações produzidas em alguns programas de pós-graduação em Educação entre 2014 a 2018. Os dados foram obtidos do repositório Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. Foram identificados os trabalhos que basicamente trouxeram como abordagem teórico-metodológica as Representações Sociais, considerando principalmente a perspectiva inaugural de Serge Moscovici e a visão de Denise Jodelet, que de acordo com a literatura, mais se aproxima do pensamento moscoviciano. A partir do uso dos descritores “Representações Sociais”, “Educação”, “Moscovici” e “Jodelet”, foi possível organizar a análise em algumas categorias em relação ao emprego da teoria. É visível que as Representações Sociais são tidas como um domínio em expansão, sobretudo no campo da Educação no Brasil. Nesta direção, o desafio é que a teoria continue sendo referência para as pesquisas nacionais e inspiração epistêmica para as diversas áreas do conhecimento.
Citas
ALMEIDA, Edilene Freitas Silva de. Relação professor-Aluno na formação inicial docente: Representações Sociais construídas. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos. O Entre-lugar e o não lugar da docência: representações sociais de professores de dança. 351. 2014 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014.
FREIRE, Francisca Daise Galvão. Processos educacionais no cárcere: um estudo sobre as representações sociais de jovens e adultos nas prisões. 2016. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
GILLY, Michel. As representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro, RJ, EdUERJ, 2001.
JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1981.
JODELET, Denise. Prefácio. In: SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro, RJ, EdUERJ, 1998.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro, RJ, EdUERJ, 2001.
KUHN, Thomas. Estrutura das revoluções científicas. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva. 2011.
LEMOS, Suely F. C.; COSTA, Solange G.; LIMA, Rita C. P. Representações Sociais: aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos. Educação Sociedade & Cultura, Porto PT, n. 39, p. 43-61, 2013
LORENZETTI, Leonir; MUENCHEN, Cristiane; SLONGO, Iône Inês Pinsson. A Epistemologia de Fleck como referência para a pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. XI ENPEC – UFSC, Florianópolis/SC, 3-6 jul. 2017.
MESQUITA, Cláudia Maria Souza; ALMEIDA, Danice Bentania de. Representações Sociais: mapeamento conceitual. In: SILVA, Neide de Melo Aguiar (org.). Representações sociais em educação: determinantes teóricos e pesquisas. Blumenau: Edifurb, 2009.
MENDONÇA, Silvia Regina Pereira de. Representação social sobre o ensino de matemática de licenciandos vinculados ao PIBID: dinâmica de formação. 2016. 291f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MOSCOVICI, Serge; CABRAL, Álvaro (Trad.). A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge; CABRAL, Álvaro. Representações sociais: investigações em psicologia social. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. Desafios do conhecimento: o implícito e o explícito na pesquisa educacional. In: OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. Pesquisa Educacional: Tendências e Perspectivas. Campo Grande, MS, Life Editora, 2011.
OSTERMANN, Fernanda. A epistemologia de Kuhn. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 184-196, jan. 1996. ISSN 2175-7941. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7045>. Acesso em: 25 mar. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/%x.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação: o ensino superior em Música como objeto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221-233, jul./dez. 2013.
PIATTI, Célia Beatriz. Imagens da/na pesquisa qualitativa: a extensa possibilidade de pesquisar. Acta Semiótica et Lingvistica, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 94-110, 2018.
SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro, RJ, EdUERJ, 1993.
SANTOS, Antônio Luís Parlandin dos. Representações sociais de professores do ensino fundamental sobre educação étnico-racial e as implicações em sua prática pedagógica: por uma pedagogia decolonial e intercultural. Orientador: Ivany Pinto Nascimento. 2018. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
SOUSA, Clarilza Prado de. Estudos de representações sociais em educação. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, [S.l.], n. 14-15, mar. 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/32037>. Acesso em: 30 maio 2019.
SPINKY, Jane M (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo, SP: Brasiliense, 1995.
STROHER, Jonathan. O trabalho com o corpo/aluno na Educação Física escolar sob a óptica dos discentes do curso de licenciatura em Educação Física da UNEMAT/Cáceres: um estudo de representações sociais. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
XAVIER, Maria das Dores Dutra. Representações sociais de licenciandos do curso de Pedagogia da UFRN acerca da prática educativa. 2016. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Administração Educacional

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).