As representações sociais como referência metodológica para as pesquisas qualitativas em educação no quadriênio 2014-2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242390

Palavras-chave:

representações sociais; pesquisa bibliográfica; educação

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações produzidas em alguns programas de pós-graduação em Educação entre 2014 a 2018. Os dados foram obtidos do repositório Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. Foram identificados os trabalhos que basicamente trouxeram como abordagem teórico-metodológica as Representações Sociais, considerando principalmente a perspectiva inaugural de Serge Moscovici e a visão de Denise Jodelet, que de acordo com a literatura, mais se aproxima do pensamento moscoviciano. A partir do uso dos descritores “Representações Sociais”, “Educação”, “Moscovici” e “Jodelet”, foi possível organizar a análise em algumas categorias em relação ao emprego da teoria. É visível que as Representações Sociais são tidas como um domínio em expansão, sobretudo no campo da Educação no Brasil. Nesta direção, o desafio é que a teoria continue sendo referência para as pesquisas nacionais e inspiração epistêmica para as diversas áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Igor Moura Danieleviz e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/FAED/UFMS). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

2020-07-24