Docência e ensino remoto emergencial: das regulamentações à sala de aula virtual no IFCE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.248974

Mots-clés :

pandemia; prática docente; ensino remoto; normativos

Résumé

O objetivo desse estudo é investigar os desafios impostos pelo ensino remoto para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no IFCE. Para tanto, analisou-se os normativos da instituição referente a essa temática, assim como, os questionários de avaliação do ensino remoto aplicados com estudantes de dois cursos de licenciatura. Diante do exposto, observou-se que, os pontos positivos são: a empatia e esforço dos professores, a flexibilização das aulas e a distribuição de chips para o acesso à internet. Como principais desafios estão o acesso de qualidade e o excesso de atividades. Os resultados fornecem pistas e impulsionam novos questionamentos que ajudam a pensar sobre o futuro do ensino remoto.

Bibliographies de l'auteur

Willana Nogueira Medeiros Galvão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social

Brena Samyly Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social.

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Publiée

2021-06-28

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