Emergency remote teaching and teaching: from the regulations to the virtual classroom at IFCE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.248974Keywords:
pandemic; teaching practice; remote teaching; normativeAbstract
The purpose of this study is to investigate the challenges imposed by remote education for the development of the teaching and learning process at IFCE. To this end, the institution's regulations on this issue and the questionnaires for the evaluation of remote education with students were analyzed. It was observed that the positive points are: the empathy and effort of the teachers, the flexibility of the classes and the distribution of chips for internet access. The main challenges are quality access and excessive activities. The results provide clues and drive new questions that inform about the future of remote education.
References
APPENZELLE, S.; MENEZES; F. H.; SANTOS, G. G.; PADILHA, R. F.; GRAÇA, H. S.; BRAGANÇA, J. F. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. bras. educ. med. vol.44 supl.1 Brasília 2020 Epub Oct 02, 2020.Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000500201. Acesso em: 30 de set. de 2020.
BEHAN, P. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Disponível em:https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 22 de out. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343 de 17 de março de 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 26 de nov. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 de out. 2020.
CEARÁ. Decreto Nº 33.574 de 05 de maio de 2020. Disponível em:https://www.cge.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/20/2020/05/DECRETO-N%C2%BA33.574-de-05-de-maio-de-2020....pdf. Acesso em: 26 de nov. de 2020.
CEARÁ. Decreto Nº 33.510 de 16 de março de 2020. Disponível em:https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390721#:~:text=Decreta%3A,coronav%C3%ADrus%20(COVID%2D19). Acesso em: 26 de nov. de 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IFCE. Boletim de Serviços. Disponível em: <https://ifce.edu.br/instituto/documentos-institucionais/boletim-de-servicos>. Acesso em: 01 de outubro de 2020.
IFCE. IFCE em números. Disponível em: < https://ifceemnumeros.ifce.edu.br/matriculados/>. Acesso em: 30 de dez. de 2020.
IFCE. Regulamento da Organização Didática – ROD, Fortaleza, 2015. Disponível em <https://ifce.edu.br/espaco-estudante/regulamento-de-ordem-didatica/2016-07-08-rod-revisao-aprovada-consup-13jun2016-v30.pdf> Acesso em: 01 de out. de 2020.
MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 3, n. 7, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/RiberoJunior. Acesso em: 02 de out. de 2020.
SAMPAIO, R.M. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID19. Research, Society and Development, vol. 9, n. 7, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341828320_Praticas_de_ensino_e_letramentos_em_tempos_de_pandemia_da_COVID-19. Acesso em: 28 de out. de 2020.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Revista Docência e Cibercultura, 2020, Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em: 08 de out de 2020.
SANTOS, E.; LIMA, I. S.; SOUSA, N. J. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re) invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1632-1648, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9178. Acesso em 05 de jan. de 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Administração Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).