Docência e ensino remoto emergencial: das regulamentações à sala de aula virtual no IFCE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.248974

Palabras clave:

pandemia; prática docente; ensino remoto; normativos

Resumen

O objetivo desse estudo é investigar os desafios impostos pelo ensino remoto para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no IFCE. Para tanto, analisou-se os normativos da instituição referente a essa temática, assim como, os questionários de avaliação do ensino remoto aplicados com estudantes de dois cursos de licenciatura. Diante do exposto, observou-se que, os pontos positivos são: a empatia e esforço dos professores, a flexibilização das aulas e a distribuição de chips para o acesso à internet. Como principais desafios estão o acesso de qualidade e o excesso de atividades. Os resultados fornecem pistas e impulsionam novos questionamentos que ajudam a pensar sobre o futuro do ensino remoto.

Biografía del autor/a

Willana Nogueira Medeiros Galvão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social

Brena Samyly Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social.

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Publicado

2021-06-28

Número

Sección

Artigos