Gestão Democrática em uma rede municipal de ensino do estado da Paraíba (1989-2018): avanços e entraves

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.258227

Mots-clés :

educação municipal, gestão democrática, indicadores de democratização, patrimonialismo

Résumé

O artigo apresenta resultado de pesquisa que analisou a institucionalização do princípio da gestão democrática na rede municipal de ensino de São Vicente do Seridó/PB, de 1989 a 2018. Para tal, foram considerados nove indicadores de democratização da gestão educacional e escolar, construídos no próprio desenvolvimento da investigação. Resulta de revisão bibliográfica, da análise de documentos de política educacional e da realização de entrevistas semiestruturas com gestores e docentes. O estudo identificou a inserção de alguns preceitos relativos à gestão democrática na regulamentação municipal, no entanto, a existência de fortes traços patrimonialistas vem-se constituindo em entrave para a implantação de processos efetivos de participação na realidade municipal e no seu setor educacional.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Valquiria de Vasconcelos Cordeiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFCG. Docente da rede municipal de ensino de São Vicente do Seridó/PB, Supervisora Educacional no Municipio de Nova Palmeira.

Andréia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Unicamp. Professora associada da Universidade Federal de Campina Grande e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Vice-presidente, da Região Nordeste, da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) - nos biênios 2019/2021 e 2022-2023. É pesquisadora associada à Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAEA). É líder do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (GPPGE/UFCG) cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publié-e

2023-08-07

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Rubrique

Artigos