Com a palavra os estudantes:
a micropolítica escolar e participação dos alunos na gestão educacional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260477Schlagworte:
estudantes, escola, política, educação, participaçãoAbstract
Este artigo discute a micropolítica escolar, com foco na participação dos estudantes do 9º ano na gestão educacional de uma escola cooperativa. É o resultado de uma pesquisa de mestrado, para compreender como os estudantes participam da gestão de uma escola, cuja razão de ser institucional é fazer os estudantes pensar melhor. O estudo seguiu pelo viés da pesquisa qualitativa e o arcabouço teórico sustenta-se no pensamento e fundamentação teórica de Célestin Freinet e de Paulo Freire. Concluímos que a escola estudada faz sua gestão escutando os seus alunos e atentamente, implementa sua política e pedagogia, incluindo, nas decisões da escola, as opiniões e recomendações dos estudantes, sendo lugar transformador e escola para vida.
Literaturhinweise
BOLEIZ JUNIOR, Flávio. Freinet e Freire: Processo Pedagógico como Trabalho humano. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
CAVALCANTI, Adriana Vasconcelos. Freinet: A Relevância da Reunião cooperativa para o processo de ensino e aprendizagem na gestão das relações sociais do Ensino Fundamental. Trabalho de conclusão de curso. Pedagogia. Centro de Educação. UFRN (2017).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. São Paulo: Ed. 34, 2012.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DANTAS, Joana D’arc de Souza. A ação pedagógica do professor e a aprendizagem do aluno: um trabalho cooperativo, 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2001.
FREINET, Célestin. A Educação do trabalho. Tradução: Maria Ermantina Galvão G.
Pereira. São Paulo: Martins fontes, 1998.
FREINET, Célestin. Livro, Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes,2004.
FREIRE. Paulo. Livro, Educação como prática de liberdade: a sociedade brasileira em transição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo. Livro, Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, 42.
GONZÁLEZ GONZÁLEZ, M. T. La micropolítica escolar: algunas acotaciones. Revista Professorado. v.1, n.2, p.45-47, 1997.
HOYLE, E. Micropolitics of educational organizations. Educational Management and Administration, N. 10, p. 87–98, 1982.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro Paz e Terra, 1976.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).