Com a palavra os estudantes:

a micropolítica escolar e participação dos alunos na gestão educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.260477

Palabras clave:

estudantes, escola, política, educação, participação

Resumen

Este artigo discute a micropolítica escolar, com foco na participação dos estudantes do 9º ano na gestão educacional de uma escola cooperativa. É o resultado de uma pesquisa de mestrado, para compreender como os estudantes participam da gestão de uma escola, cuja razão de ser institucional é fazer os estudantes pensar melhor. O estudo seguiu pelo viés da pesquisa qualitativa e o arcabouço teórico sustenta-se no pensamento e fundamentação teórica de Célestin Freinet e de Paulo Freire. Concluímos que a escola estudada faz sua gestão escutando os seus alunos e atentamente, implementa sua política e pedagogia, incluindo, nas decisões da escola, as opiniões e recomendações dos estudantes, sendo lugar transformador e escola para vida.

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Publicado

2024-04-30

Número

Sección

Dossiê - O direito à educação no Brasil em tempos de reconstrução democrática