Municipal education management in the context of the interior: paths, perspectives and challenges in Barra de São Miguel-PB
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.245880Keywords:
municipal educational management; manager; quality of educationAbstract
The text on screen analyzes aspects of the management of municipal education, directed to the interior context, observing the specificities that can be found in small Brazilian cities. In this sense, we highlight the discussion on the structuring elements that guide public educational actions in Barra de São Miguel, dimensioned in pedagogical management; Planning and management; people management and mechanisms for evaluating educational results, with the perspective of the performance of the municipal manager and the quality of socially referenced education. As main results, there is the problematization of the qualitative aspects of the municipal educational management process.
References
BARRA DE SÃO MIGUEL. Plano Municipal de Educação 2015 – 2025. Barra de São Miguel, Câmara Municipal de Vereadores, 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
COSTA, Áurea de Carvalho. O regime de colaboração entre União, estados e municípios no financiamento da educação no Brasil. RBPAE – v.26, n.1, p.105-121, jan/abr. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19685>. Acesso em: 25 mai. 2020.
FERNANDES. Thamyres Wan de Pol. Regime de Colaboração: o Contexto histórico das ações e das práticas em educação. Educ. foco, Juiz de Fora, v 17 n. 3, p. 153-176 nov. 2012 / fev. 2013. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2013/10/cap-07.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2020.
FERREIRA, Naura Syrya Carapeto. Gestão democrática na formação do profissional da educação: a imprescindibilidade de uma concepção. In: Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Liber Livro, 2011, p. 153 – 172.
IBGE – Dados Escolares de Ensino -Matrículas, Docentes e Rede Escolar. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/barra-de-sao-miguel/panorama>. Acesso em: 20 de abr. 2020.
MEC. Indicadores da qualidade na educação / Ação Educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). São Paulo, Ação Educativa, 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: ______; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2015. p. 9-29.
MORISINI, Marília Costa Et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. In: Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 13-37, jan./mar. 2016.
PRADIME. Gestão e implementação de políticas educacionais no município. Módulo 8 do Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal da Secretaria de Educação Básica do MEC oferecido pela Universidade Federal da Paraíba. Disponível na plataforma moodle do curso (http://cursos.mec.gov.br/pradime/ufpb/my/). Brasília: MEC/SEB/PRADIME, 2016.
VERAS, Claudia Luciana de Sousa Mascena; SOUZA, Waldson Dias de; BACHIEGA Carlos Alberto; BATISTA, Sinoel. Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba – Contrapartida Solidária. Transformando a relação do governo estadual com os municípios e a realidade do povo paraibano. In: IX CONSAG de Gestão Pública. Brasília, 2016. Disponível em: <http://consad.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Painel-13-03.pdf.> Acesso em 03 jul. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista de Administração Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).