Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242653Palabras clave:
educação do Campo; agronegócio; reformas educacionaisResumen
Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo.
Citas
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