Mais uma salva de tiros na guerra paradigmática da educação do campo

Autori

  • Filipe Gervásio Pinto da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Janssen Felipe da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.242653

Parole chiave:

educação do Campo; agronegócio; reformas educacionais

Abstract

Neste trabalho intencionamos construir uma reflexão sobre o panorama que se apresenta à Educação do Campo no Brasil, tendo como pano de fundo econômico e pedagógico o cenário nacional e internacional que circula a atual tensão paradigmática (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011) em torno desta modalidade educacional. Para tanto, a reflexão segue dois caminhos interdependentes. O primeiro caminho é contextual e trata do aprofundamento da hegemonia neoliberal na América latina (QUIJANO, 2005; ALVES, 2003) e do Agronegócio como interventor ativo na apropriação da Educação do Campo (JESUS & JESUS, 2011). O segundo caminho diz respeito às reformas sociais e educacionais (as pretendidas e as que estão em debate) instituídas no contexto pós-golpe de 2016 e suas relações com o campo e com a Educação do Campo.

Biografie autore

Filipe Gervásio Pinto da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (UFCG/CDSA). Professor da Área de Fundamentos Sócio-históricos da Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Pedagogo pela Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Mestre em Educação Contemporânea pelo Programa de de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade na Educação. Endereço: Avenida Oscar Loureiro, nº 51- Centro, Surubim/PE, Brasil. CEP: 55750-000. Tefefone: (81) 8914-3190.

Janssen Felipe da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado II do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE), Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (CAA). Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade na Educação e do Instituto de Estudos da América Latina. Endereço: Rua 92, nº 85-Jardim Paulista Baixo-Paulista/PE, Brasil. CEP. 53407-050. Telefone: (81) 9999-7781.

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Pubblicato

2019-09-10