Plano de desenvolvimento institucional: análise da construção participativa no âmbito do IFMG

Autores/as

  • Rafaelle Stefane Elias Alves Instituto Federal de Minas Gerais/ IFMG
  • Cássia do Carmo Pires Fernandes Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.245955

Palabras clave:

plano de desenvolvimento institucional; participação; planejamento estratégico; gamificação.

Resumen

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é um instrumento instituído pelo Ministério da Educação (MEC) como documento obrigatório de gestão administrativa estratégica para instituições de ensino superior. Sendo assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar o processo de elaboração do PDI no Instituto Federal de Minas Gerais, com foco no viés da participação via comissões, oficinas e a criação de uma ferramenta de gamificação. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e os resultados evidenciaram o engajamento participativo de todas as categorias que compõem a comunidade acadêmica na construção do PDI, tornando-se potencializado pelo uso de ferramentas tecnológicas via gamificação.

Biografía del autor/a

Rafaelle Stefane Elias Alves, Instituto Federal de Minas Gerais/ IFMG

Instituto Federal de Minas Gerais, técnica administrativa, Pós-graduada em Educação e Docência (IFMG)

Cássia do Carmo Pires Fernandes, Instituto Federal de Minas Gerais

instituto Federal de Minas Gerais, Professora no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG/Campus Ponte Nova e orientadora de TCC no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência no IFMG Campus Arcos, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2020-09-10

Número

Sección

Artigos