O Plano Municipal de Educação de Curitiba no aspecto da educação inclusiva: contribuições para diagnóstico e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.250453Palabras clave:
plano municipal de educação; educação especial; indicadores educacionais;Resumen
O presente trabalho objetiva propor e analisar indicadores que auxiliem na avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação de Curitiba (PME), no que tange especificamente a meta relativa ao público-alvo da educação especial (PAEE). A educação especial aparece nesse plano consonante aos pressupostos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. A proposição de análise se centra na matrícula, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas condições de oferta, entendendo que a universalização do acesso precisa ser feita com condições de qualidade. A análise sugere uma diminuição do atendimento educacional especializado em instituições conveniadas, o que sinaliza uma postura diferente do que se observa no país. Curitiba, tem realizado o AEE em instituições próprias, nas próprias escolas ou em Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE).
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