As políticas de globalização e seus desdobramentos no currículo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.257880Palavras-chave:
globalização, neoliberalismo, políticas curricularesResumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão/reflexão acerca do fenômeno de globalização e pensamento neoliberal e seus desdobramentos no contexto educacional, em especifico elaboração de um currículo nacional comum. Para atingir o objetivo deste trabalho, utilizamos como método, a pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros de autores como Ball (2001); Peroni e Adrião (2005); Santos (2011); Dale (2009), Freitas (2014), dentre outros. De acordo com a análise, compreendemos que um currículo comum fundamentado com princípios neoliberais, perpassa questões essenciais que rodeiam a escola, padronizando, controlando e fragmentando o trabalho docente e a formação humana. Assim, o movimento de reformas atinge de forma direta o futuro de diversos estudantes, e em especial os que se encontram no Ensino Médio, por conta de políticas que são feitas e “implementadas” de forma verticalizadas e que desconsideram suas particularidades e diversidades.
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