As políticas de globalização e seus desdobramentos no currículo brasileiro

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.257880

Mots-clés :

globalização, neoliberalismo, políticas curriculares

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma discussão/reflexão acerca do fenômeno de globalização e pensamento neoliberal e seus desdobramentos no contexto educacional, em especifico elaboração de um currículo nacional comum. Para atingir o objetivo deste trabalho, utilizamos como método, a pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros de autores como Ball (2001); Peroni e Adrião (2005); Santos (2011); Dale (2009), Freitas (2014), dentre outros. De acordo com a análise, compreendemos que um currículo comum fundamentado com princípios neoliberais, perpassa questões essenciais que rodeiam a escola, padronizando, controlando e fragmentando o trabalho docente e a formação humana. Assim, o movimento de reformas atinge de forma direta o futuro de diversos estudantes, e em especial os que se encontram no Ensino Médio, por conta de políticas que são feitas e “implementadas” de forma verticalizadas e que desconsideram suas particularidades e diversidades.

Références

ADRIÃO, Theresa. PERONI, Vera, (Orgs). O público e privado na Educação: interfaces entre Estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.

APPLE, Michael W. Educando a direita. Mercados, padrões, Deus e Desigualdades. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

APPLE, Michael W. Política cultural e educação. 2º ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. In Revista currículo sem fronteiras, v. 01, n° 02, 2001, p. 99-116.

DALE, Roger. A globalização e o desenho do terreno curricular. In: PEREIRA, M. Z. C. CARVALHO, M. E. P. PORTO, R. C.C. (Orgs.). Globalização, intercuturalidade e currículo na cena escolar. Campinas, SP: Editora alínea, 2009, p. 17-35.

ESCARIÃO, Gloria das Neves Dutra. Globalização e homogeneização do currículo no Brasil. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302014000401085&script=sci_abstract&tlng=pt. Acessado em: 16 mar. 2017.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vidas juvenis. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./mai. 2019. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acessado em: 20 de novembro de 2019.

ROCHA, Nathália Fernandes do Egito. Base Nacional Comum Curricular e Micropolítica: analisando os fios condutores. João Pessoa: UFPB, 2016. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: 2016.

SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). A globalização e as ciências sociais. 4º ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publiée

2024-04-30

Numéro

Rubrique

Dossiê - O direito à educação no Brasil em tempos de reconstrução democrática