O entrelace entre o bem-estar e a permanência escolar: um estudo sociométrico envolvendo estudantes da EJA do IFF
DOI :
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.246157Mots-clés :
permanência; bem-estar; EJA; sociometriaRésumé
Segundo Tinto (2017), o envolvimento do estudante com a instituição se configura numa das condições para sua permanência no ambiente escolar. Sendo assim, esta proposta objetiva utilizar a sociometria, uma ferramenta de observação do microcosmo das relações entre pares estabelecidas em dado contexto, e teorias ligadas ao bem-estar para tornar visíveis as ambientações de discentes jovens e adultos que reforcem ou enfraqueçam seu envolvimento e permanência na escola. Nesse contexto, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa com vistas a entrelaçar os dados e perseguir os objetivos desta proposta. A partir de tal reconhecimento, foi possível cruzar dados entre a posição sociométrica e a relação de bem-estar com a instituição, trazendo, assim, para o cerne da discussão, não só as relações nocivas que devem ser minimizadas, mas também as relações saudáveis cujas características podem e devem ser propagadas por agentes institucionais.
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