O entrelace entre o bem-estar e a permanência escolar: um estudo sociométrico envolvendo estudantes da EJA do IFF

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.246157

Mots-clés :

permanência; bem-estar; EJA; sociometria

Résumé

Segundo Tinto (2017), o envolvimento do estudante com a instituição se configura numa das condições para sua permanência no ambiente escolar. Sendo assim, esta proposta objetiva utilizar a sociometria, uma ferramenta de observação do microcosmo das relações entre pares estabelecidas em dado contexto, e teorias ligadas ao bem-estar para tornar visíveis as ambientações de discentes jovens e adultos que reforcem ou enfraqueçam seu envolvimento e permanência na escola. Nesse contexto, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa com vistas a entrelaçar os dados e perseguir os objetivos desta proposta. A partir de tal reconhecimento, foi possível cruzar dados entre a posição sociométrica e a relação de bem-estar com a instituição, trazendo, assim, para o cerne da discussão, não só as relações nocivas que devem ser minimizadas, mas também as relações saudáveis cujas características podem e devem ser propagadas por agentes institucionais.

Bibliographies de l'auteur

Saionara Rosa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/ Pedagoga, Diretora de Políticas da Educação/PROEN

Instituto Federal Fluminense, Mestre em Educação pela UFRRJ, Diretora de Políticas da Educação na PROEN/IFF, Membro do Núcleo de Pesquisa (NUCLEAPE), Campos do Goytacazes-RJ

Elane Kreile Manhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/Professora de Educação Profissional e Tecnológica.

nstituto Federal Fluminense, Professora de Educação Profissional e Tecnológica, Mestre e Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Membro do Núcleo de Pesquisa (NUCLEAPE), Campos dos Goytacazes, RJ.

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) Professor associado da UENF, credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política, Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa, Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF), Campos dos Goytacazes, RJ

 

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Publiée

2020-09-10

Numéro

Rubrique

Artigos