Morno, frio ou quente? Efeitos do clima organizacional entre docentes de uma escola municipal

Auteurs-es

  • Andréa Maria Silva UFPE
  • Márcia Valéria Prado UFPE
  • Luís Carlos Marques Sousa Pósdoutorado em educação (UFRN. )Docente do Centro de Educação/UFPE, campus Recife

DOI :

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.248189

Mots-clés :

gestão escolar; clima organizacional; gestão do clima organizacional; desempenho docente.

Résumé

Este artigo relata um estudo, com abordagem qualitativa, focado nos efeitos do clima organizacional de uma escola pública municipal sobre a atuação dos seus docentes. A partir da aplicação de um questionário, foi corroborado o entendimento de que o clima organizacional exerce ponderável influência no desempenho dos membros de uma organização e, no caso da pesquisa, no desempenho dos docentes. Os resultados evidenciaram que o clima escolar deve ser objeto de permanente atenção por parte da função gestora, quer no imediato espaço escolar, quer nas instâncias centrais dos sistemas educacionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Andréa Maria Silva, UFPE

Graduada em Pedagogia/UFPE-2019

Márcia Valéria Prado, UFPE

Graduada em Pedagogia/UFPE-2019

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Publié-e

2020-09-10

Numéro

Rubrique

Artigos