Gestão escolar como área de especialidade: uma análise sob o viés teórico-metodológico da terminologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.250180

Palavras-chave:

gestão escolar; terminologia; área de especialidade

Resumo

Partindo do pressuposto de que a Gestão Escolar figura como um espaço em que circulam termos importantes e representativos, objetivamos neste estudo discutir sobre as características que imprimem a esse campo de estudos as especificidades de uma área especializada. Para isso, aludimos aos preceitos da Terminologia (CABRÉ, 2005) e recorremos aos posicionamentos defendidos por Lück (2009) e Libâneo (2001) sobre a área. Metodologicamente, a pesquisa se configura em qualitativa, de base bibliográfica e, como resultados, apontamos que, embora vinculada à Gestão Educacional, a Gestão Escolar possui características próprias e circula nesse campo um repertório terminológico específico. As abordagens tratadas neste artigo suscitam futuros trabalhos que objetivem sistematizar e organizar a terminologia da área, com a finalidade de auxiliar estudantes, pesquisadores e profissionais que necessitem utilizar o repertório em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Claudiuscia Mendes do Carmo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará e Especialização em Ensino da Língua Inglesa, Gestão Escolar e Gestão Pública Municipal. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Texto e Construção de Sentidos. É professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Ceará, exercendo atualmente a função de Coordenadora Escolar na Escola Estadual de Educação Profissional Rita Matos Luna, no município de Jucás-CE.

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do grupo de pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL).

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Publicado

2021-06-28

Edição

Seção

Artigos