Gestão escolar como área de especialidade: uma análise sob o viés teórico-metodológico da terminologia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2021.250180Palavras-chave:
gestão escolar; terminologia; área de especialidadeResumo
Partindo do pressuposto de que a Gestão Escolar figura como um espaço em que circulam termos importantes e representativos, objetivamos neste estudo discutir sobre as características que imprimem a esse campo de estudos as especificidades de uma área especializada. Para isso, aludimos aos preceitos da Terminologia (CABRÉ, 2005) e recorremos aos posicionamentos defendidos por Lück (2009) e Libâneo (2001) sobre a área. Metodologicamente, a pesquisa se configura em qualitativa, de base bibliográfica e, como resultados, apontamos que, embora vinculada à Gestão Educacional, a Gestão Escolar possui características próprias e circula nesse campo um repertório terminológico específico. As abordagens tratadas neste artigo suscitam futuros trabalhos que objetivem sistematizar e organizar a terminologia da área, com a finalidade de auxiliar estudantes, pesquisadores e profissionais que necessitem utilizar o repertório em seu cotidiano.
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