A legislação educacional referente à inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
tópicos para o debate
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2023.258670Schlagworte:
Educação básica, legislação educacional, Pernambuco, Transtorno do Espectro AutistaAbstract
O presente artigo é resultado de uma investigação que teve como objetivo identificar na legislação da educação aspectos relativos aos direitos da pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para este fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza documental, que usou como método de análise de dados a Análise de Conteúdo. Os principais resultados evidenciaram que, apesar da existência de documentos legais que regulamentam a matéria, tanto nos planos internacional, nacional e local pernambucano, ainda existem fragmentações interpretativas frente à garantida do conjunto de direitos educacionais a esta parcela da população. Outrossim, para além da base legal, o diálogo frente ao tema evidenciou que áreas como financiamento e formação adequada de profissionais ainda são gargalos a ser enfrentados no âmbito da inclusão das pessoas com TEA na sala de aula regular da Educação Básica pública de Pernambuco.
Literaturhinweise
ANTUNES, Katiuscia C. Vargas; MARIN, Márcia; GLAT, Rosana. Formação de professores para atuar no Atendimento Educacional Especializado com alunos com Deficiência Intelectual: competências e atribuições. In: MILANEZ, Simone Ghedini Costa; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de; MISQUIATTI, Andréa Regina Nunes. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual e transtornos globais do desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013. p. 83-100.
BARBOSA, Marily Oliveira. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 62, p. 299-310, jul./set. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: edições 70, 2011.
BRASIL. CASA CIVIL. Presidência da República. Subchefia Para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Lei Berenice Piana. Brasília DF: Presidência da República, 2012. 3 p. Disponível em: http://db.tt/LrHA3T4g. Acesso em: 27 dez. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 2 out. 2016.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015.
BRASIL. Lei nº 15.487, de 27 de abril de 2015. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=4391 HYPERLINK "http://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=4391&tipo=TEXTOATUALIZADO" HYPERLINK "http://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=4391 HYPERLINK "http://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=4391&tipo=TEXTOATUALIZADO"& HYPERLINK . Acesso em: 3 out. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECADI. DPEE. Nota Técnica nº 24. Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012. Brasília: MEC, 2013.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
BRITO, Maria Cláudia. Transtornos do espectro do autismo e educação inclusiva: análise de atitudes sociais de professores e alunos frente à inclusão. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 657-688, set./dez. 2017.
CALADO, Sílvia dos Santos; FERREIRA, Sílvia Cristina dos Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. Lisboa: Ed. DEFCUL, 2044/2005.
CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, jul./dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
CARVALHO, Brunna S. da Silva; NASCIMENTO, Lilian Ferreira. O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 53, p.677-690, set./dez. 2015
CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
EMERICH, Deisy Ribas; ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; MELO, Márcia Helena Silva. Rejeição e vitimização por pares em crianças com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 58, p. 389-404, maio/ago. 2017.
FARIA, Karla Tomaz; et al. Atitudes e práticas pedagógicas de inclusão para o aluno com autismo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, p. 353-370, abr./jun. 2018.
GLAT, Rosana; NOGUEIRA Mário Lucio de Lima. Políticas educacionais e a formação de professores para educação inclusiva no Brasil. Comunicações: Caderno de programa de pós-graduação em educação em Educação, Piracicaba, ano 10, n. 1, jun. 2003.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 38, p. 345-356, set./dez. 2010.
GUARESCHI, Taís; NAUJORKS, Maria Inês. A educação do garoto selvagem de Aveyron e a proposta contemporânea de escolarização de alunos com transtorno do espectro autista: possibilidades de leitura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 56, p. 609-620, set./dez. 2016.
KHOURY, Laís Pereira; et al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores. São Paulo: Memnon, 2014.
KUBASKI, Cristiane; POZZOBON, Fabiana Medaneira; RODRIGUES, Tatiane Pinto. Investigando a qualidade da inclusão de alunos com autismo nos anos iniciais. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), 2015. UFSM, 2015.
MINATEL, Martha Morais; MATSUKURA, Thelma Simões. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 52, p. 429-442, maio/ago. 2015.
OLIVEIRA, Ivone Martins; VICTOR, Sonia Lopes. A criança com autismo na brinquedoteca: percursos de interação e linguagem. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, p. 651-664, abr./jun. 2018.
PEREIRA, Débora Mara; NUNES, Débora Regina de Paula. Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 939-960, out/dez. 2018
REIS, Helena Isabel da Silva; PEREIRA, Ana Paula da Silva; ALMEIDA Leandro da Silva. Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, n. 55, p. 269-280, maio/ago. 2016.
RIBEIRO-DE-SOUZA, Leylanne Martins; et al. Oficinas sobre transtorno do espectro autista para pais, cuidadores e profissionais: análise de uma experiência. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-19, 2019.
ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado; et al. Intervenção junto a indivíduos com transtorno do espectro do autismo: a percepção do profissional. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, p. 417-430, abr./jun. 2018.
SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva. A democratização da escola e a perspectiva da educação inclusiva: dilemas de nosso tempo. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 7, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/251650/40167. Acesso em: 20 maio 2023.
SILVA, Micheline; MULICK, James A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 1, p. 116-131, 2009.
ZORZETTO, Ricardo. O cérebro no autismo. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, Ed. 184, 2011. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/06/16/o-c%C3%A9rebro-no-autismo. Acesso em: 13 abr. 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista de Administração Educacional

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos :
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributin 4.0 International (CC BY 4.0. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).