Repercussões e tensões das avaliações em larga escala sobre a gestão educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2024.263428Palavras-chave:
avaliações externas, redes municipais, Ideb, secretários municipais, diretores escolaresResumo
O artigo investiga como o ideário de avaliação em larga escala dos discentes se apresenta instituído no cotidiano das escolas públicas brasileira, usando os microdados dos questionários contextuais de 4.676 secretários municipais de educação e 68.332 diretores escolares obtidos no Saeb 2021. De natureza quantitativa, exploratória e descritiva, utiliza estatística descritiva para análise dos resultados. Constata o protagonismo das avaliações externas no período pós-Ideb e o efeito que essa política passa a ter sobre os entes municipais, inclusive fomentando critérios associados a mecanismos de responsabilização, com o Ideb sendo utilizado para orientar e definir um amplo conjunto de políticas para redes de ensino. A análise dos dados dos diretores corrobora as posturas dos secretários, e evidencia que a escola vem aderindo as avaliações de aprendizagem de forma incondicional e reorientando a gestão para definição de metas e busca por resultados.
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