Modernização da gestão nas escolas de referência em ensino médio em Pernambuco

Um toque de gerencialismo na educação

Autori

  • Danyella Jakelyne Lucas Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - FUNDAJ

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2019.245699

Parole chiave:

reforma gerencial; modernização da gestão; gestão educacional

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar a política de gestão educacional em Pernambuco e sua interface com o movimento de reformas gerenciais, ocorrido a partir da década de 1990. Pretendemos demonstrar como o processo denominado de modernização da gestão pública, e seus elementos, têm orientado a prática gestora nas escolas da rede de ensino de Pernambuco, a partir de proposições gerenciais que exaltam a cultura empresarial do gerencialismo e da performatividade. Os dados indicam que as ações dos gestores passam a ser direcionadas para a constante atenção com a qualidade e a busca por resultados de excelência.

Biografia autore

Danyella Jakelyne Lucas Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - FUNDAJ

Pedagoga. Especialista em Gerência de Processos Educacionais, pela FCAP/UPE, e em Gestão Pública, pelo IFPE. Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco.

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Pubblicato

2020-07-24