As práticas de governança e gestão de pessoas adotadas por Instituições Federais de Ensino

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.251802

Parole chiave:

instituições federais de ensino, gestão estratégica de pessoas, gestão educacional, governança, gestão pública

Abstract

Este estudo objetiva identificar práticas de gestão de pessoas adotadas por Instituições Federais de Ensino (IFEs) em 2021 e possíveis inconsistências no resultado de governança e gestão de pessoas no último Levantamento Integrado de Governança e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (TCU). A pesquisa é de natureza aplicada e quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva e utiliza os procedimentos: pesquisa documental e entrevista.  Foram entrevistados 10 servidores de unidades de gestão de pessoas de 8 IFEs. Em 75% das IFEs pesquisadas houve a validação do resultado do Levantamento do TCU de 2018. Na maioria das instituições pesquisadas o resultado foi validado, no entanto,  sugere-se que o TCU aprimore a forma de coleta dos dados. Observou-se desempenhos bastantes díspares entre as IFEs pesquisadas quanto a adoção das boas práticas de gestão de pessoas do TCU.

Biografie autore

Danielle Christiane Tiefensee Cascaes, Instituto Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (2014). Psicóloga no Instituto Federal de Santa Catarina, atua na Diretoria de Gestão de Pessoas com mapeamento de competências, avaliação de desempenho e capacitação de servidores. Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

 

Douglas Paulesky Juliani, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Possui doutorado e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Ciências da Computação. Atuou por 8 anos como gestor da empresa, WebPack Assessoria e desenvolvimento de software. Foi também professor nas universidades ESAG - UDESC e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do IFSC - Instituto Federal de Educação no Centro de Referencia em Formação e EaD. Vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. No IFSC, atuou, dentre outras frentes, durante 8 anos junto a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como Editor Geral da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Foco de trabalho e estudo nas seguintes temáticas: gestão do conhecimento, inovação, tecnologias educacionais, gestão e extensão universitária, comportamento humano e organizacional. 

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, L. G. B. Gestão de desempenho no executivo Federal: iniciativas de enfrentamento aos fatores intervenientes na implementação. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/33078. Acesso em: 14 nov. 2020.

ARAÚJO, M. L. Iniciativas de enfrentamento aos fatores intervenientes na implementação da Gestão de Pessoas por Competências no Executivo Federal. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/35844/1/2019_MarianaLopesdeAra%C3%BAjo.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Levantamento de governança e gestão de pessoas. Brasília, DF: TCU, 2013. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/secretaria-de-fiscalizacao-de-pessoal/perfil-de-governanca-de-pessoas/. Acesso em: 2 nov. 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Levantamento de Governança e Gestão Públicas: relatório de acompanhamento 2017. Brasília, DF: TCU, 2017. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-2017/. Acesso em: 2 nov. 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Levantamento de Governança e Gestão Públicas: relatório de acompanhamento 2018. Brasília, DF: TCU, 2018. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-2018/resultados.htm. Acesso em: 2 nov. 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Questionário do Levantamento Integrado de Governança e Gestão Públicas ciclo 2021. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/. Acesso em: 11 de nov. 2020.

CARVALHO, A. I. et al. Escolas de governo e gestão por competências. Mesa redonda de pesquisa-ação ENAP. Brasília: ENAP, 2009. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/398/1/livro_mesa_redonda.pdf Acesso em: 11 de nov. 2020.

CAMÕES, M. R. S; MENESES, P. P. M. Gestão de pessoas no governo federal: análise da implementação da política nacional de desenvolvimento de pessoal. Cadernos ENAP, Brasília, n. 45 nov. 2016. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2560 Acesso em: 11 de nov. 2020.

CASTRO, M. V. de M. Políticas e práticas estratégicas de gestão de pessoas em organizações públicas: Iniciativas organizacionais de favorecimento à implementação. 2018 Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br Acesso em: 14 nov. 2020.

CÔRTES, F. G.; MENESES, P. P. M. Gestão estratégica de pessoas no Legislativo Federal brasileiro: condições para a implementação. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 4, p. 657-686, 2019. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000400657&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 2 nov. 2020.

COSTA, F. L. História das reformas administrativas no Brasil: narrativas, teorizações e representações. Revista do Serviço Público, 59(3), 271-288, 2008.

FONSECA, D. R. DA; MENESES, P. P. M. Fatores para implantação e desenvolvimento da gestão por competências em agências reguladoras federais. Revista Eletrônica Científica da UERGS , v. 2, n. 2, p. 117-133, 1 out. 2016.

FONSECA, D. R. Autonomia de unidades de gestão de pessoas para desempenho das atividades estratégicas de capacitação na Administração Pública Federal. 2013 Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br Acesso em: 14 nov. 2020.

MOTTA, Paulo Roberto de Mendonça. O estado da arte da gestão pública. Revista de Administração de Empresas [online]. 2013, v. 53, n. 1 , pp. 82-90. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-75902013000100008>. Acesso em: 2 set. 2021.

MOURA, A. L. N.; SOUZA, B. C. Gestão estratégica de pessoas na administração indireta do setor público federal: na prática, ainda um discurso. Revista Do Serviço Público, Brasília, DF, v. 67, n. 4, p. 575, 2016.. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1046. Acesso em: 10 set. 2020.

SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, 2009 43(2), 347–369 .Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-76122009000200004 Acesso em: 10 set. 2020.

SILVÉRIO, C. S. A inserção estratégica de unidades de gestão de pessoas nas arenas decisórias de organizações públicas brasileiras. 2020 Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br Acesso em: 14 nov. 2020.

TRINDADE, L. H.; TRINDADE, C. G.; NOGUEIRA, E. C. de O. R. Lacunas na pesquisa em gestão de pessoas: uma proposta de agenda para pesquisas futuras. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 169–183, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/18139. Acesso em: 15 set. 2020.

Pubblicato

2023-08-07

Fascicolo

Sezione

Artigos