As práticas de governança e gestão de pessoas adotadas por Instituições Federais de Ensino
DOI :
https://doi.org/10.51359/2359-1382.2022.251802Mots-clés :
instituições federais de ensino, gestão estratégica de pessoas, gestão educacional, governança, gestão públicaRésumé
Este estudo objetiva identificar práticas de gestão de pessoas adotadas por Instituições Federais de Ensino (IFEs) em 2021 e possíveis inconsistências no resultado de governança e gestão de pessoas no último Levantamento Integrado de Governança e Gestão Pública do Tribunal de Contas da União (TCU). A pesquisa é de natureza aplicada e quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva e utiliza os procedimentos: pesquisa documental e entrevista. Foram entrevistados 10 servidores de unidades de gestão de pessoas de 8 IFEs. Em 75% das IFEs pesquisadas houve a validação do resultado do Levantamento do TCU de 2018. Na maioria das instituições pesquisadas o resultado foi validado, no entanto, sugere-se que o TCU aprimore a forma de coleta dos dados. Observou-se desempenhos bastantes díspares entre as IFEs pesquisadas quanto a adoção das boas práticas de gestão de pessoas do TCU.Références
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