“Cena de rua”, de Ângela Lago: proposta de trabalho a partir da gramática do design visual

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.254754

Schlagworte:

Camadas de leitura, compreensão leitora, Gramática do Design Visual, narrativas visuais

Abstract

Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de estratégia de leitura para o texto imagético em sala de aula, a partir da obra ‘Cena de Rua’, de Ângela Lago. Partimos do pressuposto de que a imagem é a apresentação de uma realidade, que pode suscitar inúmeras interpretações. Com isso, este estudo aborda a compreensão leitora em narrativas visuais e tem como percurso metodológico um método experimental, que é a análise de imagens da obra Cena de Rua, a partir de autores como Kress e Van Leeuwen (2006), precursores da Gramática do Design Visual (GDV); Manguel (2001), que aborda o conceito de imagem narrativa; Bertolo (2014), que fala acerca dos níveis de leitura e; Mortimer Adler (2010), que apresenta algumas camadas de leitura. Nosso objetivo consiste em contribuir para o campo de ensino e pesquisa com foco em narrativas visuais, de modo que os leitores alcancem camadas mais profundas da compreensão leitora.

Autor/innen-Biografie

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, Universidade Federal do Piauí

Formada em Letras Português, mestra e doutoranda em Letras -área de atuação: Estudos de Linguagem, vinculada à linha de pesquisa "Linguagem e discurso: Análise e variação". Toda a formação pela Universidade Federal do Piauí; Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura brasileira e africana de língua portuguesa pela URCA. Atualmente é professora efetiva do IFPI no ensino médio e superior. Desenvolve projetos na área de gêneros textuais, leitura infantil, educação antirracista e convivência com o semiárido. Fundou o laboratório de língua, memória e cultura do Campus do IFPI-Paulistana. Coordena projetos de leitura itinerante em diversos municípios em comunidades quilombolas. Trabalhou com o ensino de língua africana Iorubá com mulheres de comunidades quilombolas. É membro do Grupo de Estudos em Linguagens, Cultura e Educação - GELCE (IFPI) e do grupo de Linguagem, ensino e sociolinguística - LES (UFPI). Participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI.

Literaturhinweise

ADLER, M. J. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.

BARTHES, R. Rhétorique de 1'image. In: Communications n.° 4, Paris, Seuil, 1964. 2007.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BERTOLO, C. A operação de ler. In: O Banquete dos notáveis. São Paulo: Livros da Matriz, 2014, p. 47-64.

CARVALHO, M. A. F. O mapeamento do texto pelo leitor para uma compreensão. In: Revista da academia brasileira de filologia. n XXVIII, 2022.

DASCAL, M. Interpretação e compreensão. Rio Grande do Sul, Editora Unisinos, 2005.

FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

HALLYDAY, M. A. An introduction to functional Grammar. London: Hodder Education, 2004.

JOLY, M. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2ª ed. London/New York: Routledge, 2006.

KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 1996.

LAGO, Â. Cena de Rua. Belo Horizonte: RHJ, 2000.

LIMA, C.; PIMENTA, S.; AZEVEDO, A. Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.

MAGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SIM-SIM, I. O ensino da leitura: a compreensão do texto. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, 2007.

SNOWLING, M. J.; HULME, C. (orgs). A ciência da Leitura. Rio Grande do Sul: Penso, 2013.

Veröffentlicht

2024-06-11