“Cena de rua”, de Ângela Lago: proposta de trabalho a partir da gramática do design visual
DOI :
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.254754Mots-clés :
Camadas de leitura, compreensão leitora, Gramática do Design Visual, narrativas visuaisRésumé
Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de estratégia de leitura para o texto imagético em sala de aula, a partir da obra ‘Cena de Rua’, de Ângela Lago. Partimos do pressuposto de que a imagem é a apresentação de uma realidade, que pode suscitar inúmeras interpretações. Com isso, este estudo aborda a compreensão leitora em narrativas visuais e tem como percurso metodológico um método experimental, que é a análise de imagens da obra Cena de Rua, a partir de autores como Kress e Van Leeuwen (2006), precursores da Gramática do Design Visual (GDV); Manguel (2001), que aborda o conceito de imagem narrativa; Bertolo (2014), que fala acerca dos níveis de leitura e; Mortimer Adler (2010), que apresenta algumas camadas de leitura. Nosso objetivo consiste em contribuir para o campo de ensino e pesquisa com foco em narrativas visuais, de modo que os leitores alcancem camadas mais profundas da compreensão leitora.
Références
ADLER, M. J. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.
BARTHES, R. Rhétorique de 1'image. In: Communications n.° 4, Paris, Seuil, 1964. 2007.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERTOLO, C. A operação de ler. In: O Banquete dos notáveis. São Paulo: Livros da Matriz, 2014, p. 47-64.
CARVALHO, M. A. F. O mapeamento do texto pelo leitor para uma compreensão. In: Revista da academia brasileira de filologia. n XXVIII, 2022.
DASCAL, M. Interpretação e compreensão. Rio Grande do Sul, Editora Unisinos, 2005.
FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
HALLYDAY, M. A. An introduction to functional Grammar. London: Hodder Education, 2004.
JOLY, M. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2ª ed. London/New York: Routledge, 2006.
KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 1996.
LAGO, Â. Cena de Rua. Belo Horizonte: RHJ, 2000.
LIMA, C.; PIMENTA, S.; AZEVEDO, A. Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
MAGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SIM-SIM, I. O ensino da leitura: a compreensão do texto. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, 2007.
SNOWLING, M. J.; HULME, C. (orgs). A ciência da Leitura. Rio Grande do Sul: Penso, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Marli Ferreira de Carvalho Damasceno 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.

 
						 
							







