“Cena de rua”, de Ângela Lago: proposta de trabalho a partir da gramática do design visual

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.254754

Mots-clés :

Camadas de leitura, compreensão leitora, Gramática do Design Visual, narrativas visuais

Résumé

Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de estratégia de leitura para o texto imagético em sala de aula, a partir da obra ‘Cena de Rua’, de Ângela Lago. Partimos do pressuposto de que a imagem é a apresentação de uma realidade, que pode suscitar inúmeras interpretações. Com isso, este estudo aborda a compreensão leitora em narrativas visuais e tem como percurso metodológico um método experimental, que é a análise de imagens da obra Cena de Rua, a partir de autores como Kress e Van Leeuwen (2006), precursores da Gramática do Design Visual (GDV); Manguel (2001), que aborda o conceito de imagem narrativa; Bertolo (2014), que fala acerca dos níveis de leitura e; Mortimer Adler (2010), que apresenta algumas camadas de leitura. Nosso objetivo consiste em contribuir para o campo de ensino e pesquisa com foco em narrativas visuais, de modo que os leitores alcancem camadas mais profundas da compreensão leitora.

Biographie de l'auteur

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, Universidade Federal do Piauí

Formada em Letras Português, mestra e doutoranda em Letras -área de atuação: Estudos de Linguagem, vinculada à linha de pesquisa "Linguagem e discurso: Análise e variação". Toda a formação pela Universidade Federal do Piauí; Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura brasileira e africana de língua portuguesa pela URCA. Atualmente é professora efetiva do IFPI no ensino médio e superior. Desenvolve projetos na área de gêneros textuais, leitura infantil, educação antirracista e convivência com o semiárido. Fundou o laboratório de língua, memória e cultura do Campus do IFPI-Paulistana. Coordena projetos de leitura itinerante em diversos municípios em comunidades quilombolas. Trabalhou com o ensino de língua africana Iorubá com mulheres de comunidades quilombolas. É membro do Grupo de Estudos em Linguagens, Cultura e Educação - GELCE (IFPI) e do grupo de Linguagem, ensino e sociolinguística - LES (UFPI). Participa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI.

Références

ADLER, M. J. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010.

BARTHES, R. Rhétorique de 1'image. In: Communications n.° 4, Paris, Seuil, 1964. 2007.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Julio Castañon Guimarães. Rio Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BERTOLO, C. A operação de ler. In: O Banquete dos notáveis. São Paulo: Livros da Matriz, 2014, p. 47-64.

CARVALHO, M. A. F. O mapeamento do texto pelo leitor para uma compreensão. In: Revista da academia brasileira de filologia. n XXVIII, 2022.

DASCAL, M. Interpretação e compreensão. Rio Grande do Sul, Editora Unisinos, 2005.

FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. (Org.) O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

HALLYDAY, M. A. An introduction to functional Grammar. London: Hodder Education, 2004.

JOLY, M. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2ª ed. London/New York: Routledge, 2006.

KRESS, G. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 1996.

LAGO, Â. Cena de Rua. Belo Horizonte: RHJ, 2000.

LIMA, C.; PIMENTA, S.; AZEVEDO, A. Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.

MAGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SIM-SIM, I. O ensino da leitura: a compreensão do texto. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica, 2007.

SNOWLING, M. J.; HULME, C. (orgs). A ciência da Leitura. Rio Grande do Sul: Penso, 2013.

Publiée

2024-06-11