Coseriu, um fazedor de epistemologia da linguagem humana
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2021.252137Palavras-chave:
atividade de linguagem, línguas funcionais, ensino de línguasResumo
Como professor e pesquisador em várias universidades do mundo, em seu percurso geopolítico, Coseriu sintetizou noções da linguística contemporânea ao articular as concepções da Europa Central, América e Europa Oriental. Suas contribuições sobre a linguagemcomo atividade, a relação entre as línguas históricas e o caráter das línguas funcionais, são conceitos inéditos derivados de sua concepção de historicidade e criatividade humboldtiana, que antecipou as redescobertas do século XXI de autores referenciais no campo da Linguística. Da mesma forma, sua constante preocupação epistemológica o levou a diferenciar as relações entre o objeto de estudo, a metodologia e as explicações teóricas sobre o conhecimento empírico e o conhecimento científico das línguas.Assim como os autores que estão à frente de seu tempo, é no século seguinte que as concepções revolucionárias que ele verbalizou em meados do século XX são compreendidas e resgatadas.O conceito de línguas funcionais é o eixo teórico-metodológico que abordamos em nossas pesquisas atuais no ensino de línguas.A historicidade, universalidade e criatividade da linguagem ainda são desafios que se colocam para continuarmos investigando.
Referências
BOTA, Cristian. Introduzione. Un modello complesso di funzionamento del linguaggio. Eugenio Coseriu. Il linguaggio e l’uomo attuale. Saggi di filosofía del linguaggio. Verona: Edizioni Centro Studi Campostrini, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. La explicación en psicología ante el desafío del significado. Estudios de Psicología, 23 (3);387-416. Madrid: Fundación Infancia & Aprendizaje, 2002.
BRONCKART, Jean-Paul. Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2007.
COSERIU, Eugenio. Sincronía, diacronía e historia. El problema del cambio lingüístico. Madrid: Gredos, 1988. COSERIU, Eugenio. Competencia lingüística. Madrid: Gredos, 1992.
COSERIU, Eugenio. Fundamentos y tareas de la lingüística integral. Actas del Segundo Congreso Nacional de Lingüística. San Juan (Argentina), vol. 1, 1984, p. 37-53.
COSERIU, Eugenio. Hacia una lingüística integral, manuscrito de un curso dictado en la Universidad Nacional Autónoma de México (inédito): Archivo Coseriu. 1975. http://www.romling.uni-tuebingen.de/coseriu/indexesp.htm
DE MAURO, Tullio Introduction. Cours de Linguistique Générale. Paris:Payot, 1973.
JAKUBINSKIJ, Lev. Sobre el habla dialogal. Viedma: Editorial UNRN, 2018.
RIESTRA, Dora. Las consignas de enseñanza de la lengua. Un análisis desde el interaccionismo socio-discursivo. Buenos Aires: Miño & Dávila. 2008.
RIESTRA, Dora. La transposición didáctica en cuestión. Sus alcances y sus límites en la enseñanza del español. Revista Diacronía-Sincronía, Sociedad de Profesores de Español del Uruguay AÑO IX, Nº 9, Montevideo, 2016, p. 73-89.
RIESTRA, Dora. La concepción del diálogo de los rusos desde la perspectiva interaccionista socio-discursiva, Veredas – Interacionismo Sociodiscursivo, 2017/1, PPG Línguística/UFJF – Juiz de Fora, 2017, p. 11 – 29.
RIESTRA, Dora. La perspectiva comunicacional desde el interaccionismo sociodiscursivo en la formación docente (p.72-93) en GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, Anderson; LOUSADA, Eliane Gouvêa (org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. Araraquara: Letraria, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.